Inteligência: conjunto das habilidades cognitivas do indivíduo, capacidade de identificar e resolver problemas novos, de reconhecer adequadamente as situações vivenciais cambiantes e encontrar soluções, além de se adaptar a situações.
As principais habilidades incluídas no constructo inteligência são: raciocínio, planejamento, resolução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de ideias complexas, aprendizagem rápida e aprendizagem a partir da experiência.
OS MODELOS DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Inteligências múltiplas: correspondem às várias habilidades ou áreas da cognição: inteligência verbal, visuoespacial, aritmética, capacidade lógica, capacidade de planejamento e execução, inteligência criativa, etc. A partir de 94, começaram estudos das seguintes formas de inteligência: inteligência social, intrapessoal, motivacional, fluida ou cristalizada, maquiavélica, etc.
Inteligência Geral (g): noção de que a inteligência de uma pessoa pode ser expressa ou resumida a um traço latente unifatorial
Algumas pessoas (savants), apesar de terem um desempenho de modo geral abaixo da média (retardo mental), apresentam habilidades muito desenvolvidas em domínios específicos (matemática, música, etc) à reforçam ideia de autonomia entre distintos tipos de inteligência.
Inteligência |
Características |
Social |
princípio de que o indivíduo é um ser social, reflexivo, que participa ativamente de seu ambiente e seus processos cognitivos se desenvolvem com relação ao mundo em que se vive |
Emocional |
autoconsciência emocional, empatia, consciência emocional do outro, capacidade de utilizar emoções para fazer julgamentos, capacidade de administrar conflitos, habilidade de construir laços |
Intrapessoal |
capacidade de entender e avaliar a si mesmo de forma precisa, de inter-relacionar com os outros de forma compatível com o auto-conhecimento. |
Piaget descreveu quatro estágios do desenvolvimento:
Período sensório-motor |
2 primeiros anos |
predominam as atividades reflexas congênitas, atividade cognitiva do bebê concentra-se, portanto, sob um conjunto coordenado de atividades sensório-motoras, sem que participe a representação ou o pensamento. Egocentrismo: não há diferenciação do eu-mundo, que inicia a partir dos 2anos. |
Período pré-operatório |
2-7 anos |
domínio dos símbolos e o desenvolvimento da linguagem, dos sentimentos interpessoais e das relações sociais. O brincar passa a ser um dos principais instrumentos do desenvolvimento. |
Período operatório-concreto |
7 - 12 anos |
aprende a dominar cabalmente as classes, as relações e os números, assim como raciocinar sobre eles. É o início do pensamento lógico (age em função das consequências de suas ideias). A socialização desenvolve-se plenamente. |
Período operatório-formal |
12-16 anos |
domínio do pensamento abstrato (funcionamento cognitivo do “mundo adulto”), formalização lógico-matemática desenvolvida do pensamento, capacidade de analisar o pensamento próprio em relação ao dos outros |
RETARDO MENTAL (2-3% da pop)
Condição de desenvolvimento interrompido ou incompleto das capacidades mentais, com comprometimento das habilidades cognitivas, principalmente as aptidões intelectivas, a linguagem e a capacidade de adaptação social.
O diagnóstico de retardo mental exige, além de um desempenho inferior a 70 nos testes individuais de QI, a identificação de um padrão de dificuldades e incapacidades de adaptação e baixos rendimentos cognitivos na vida diária do indivíduo.
Limitações mais significativas no indivíduo com retardo mental leve: dificuldades com o pensamento abstrato, metafórico e categorial, incapacidade de planejamento estratégico e de previsão das consequências de ações complexas.
A privação psicossocial (ausência dos pais ou substitutos, desnutrição, falta de estímulos cognitivos e afetivos, violência domiciliar, etc.) representa um fator relevante para a deficiência mental leve. Retardo mental grave e profundo revela, todavia, na maioria das vezes, uma causa orgânica reconhecível e, com frequência, vem acompanhado de distúrbios físicos e neurológicos como epilepsia, déficit visual e/ou auditivo e incapacidades motoras.
O quociente de inteligência (QI) é uma medida convencional da capacidade intelectual do indivíduo, obtido por testes padronizados. A média populacional do QI é igual a 100. Na faixa de 85 a 115 (QI normal médio), encontram-se 68% da população. O contexto cultural do indivíduo, os valores, as normas e os estilos cognitivos de seu grupo étnico e social devem ser seriamente considerados na interpretação dos resultados.
Limítrofes |
não são considerados deficientes mentais, e muitos não apresentam dificuldades especiais na vida, apenas as demonstram quando confrontados com exigências cognitivas mais complexas e sofisticadas. |
Retardo mental leve |
adquirem linguagem nos primeiros anos (demorada) e usam a fala adequada, podem ser totalmente independentes no dia-a-dia, realizam trabalhos manuais não-especializados, podem ter problemas específicos de leitura e de escrita, têm dificuldades em lidar com conceitos abstratos complexos, raciocínio lógico, problemas matemáticos e apresentam imaturidade emocional. |
Retardo mental moderado |
apresentam desenvolvimento neuropsicomotor, particularmente da linguagem e da compreensão, lentificado e incompleto. São capazes de realizar tarefas práticas simples, poucas vezes têm independência completa; gostam da interação social (mesmo com deficiência no contato); etiologia orgânica pode ser identificada em muitos; epilepsia e incapacidades neurológicas e físicas são comuns. |
Retardo mental grave |
Denominado antes de imbecilidade; desenvolvimento motor e neuropsicológico bastante prejudicado e retardado. Ausência completa ou quase total da capacidade comunicativa, podem aprender cuidados pessoais e de higiene (necessitam de supervisão constante), não conseguem frequentar escola e comumente apresentam epilepsia, problemas neurológicos e físicos (maioria anda sem auxilio). Comum autismo, hiperatividade e autoagressão. |
Retardo mental profundo |
Gravemente limitadas em sua capacidade de entender ou realizar instruções. Muitos são restritos ao leito (distúrbio motor), sem capacidade para a fala e sem controle voluntário dos esfíncteres. Déficits visuais e auditivos graves também são freqüentes, assim como epilepsia e outras doenças físicas. Requerem constante supervisão e cuidados básicos. Na maioria se identifica lesões cerebrais e etiologia orgânica. |