A inteligência e suas alterações

Inteligência: conjunto das habilidades cognitivas do indivíduo, capacidade de identificar e resolver problemas novos, de reconhecer adequadamente as situações vivenciais cambiantes e encontrar soluções, além de se adaptar a situações.

As principais habilidades incluídas no constructo inteligência são: raciocínio, planejamento, resolução de problemas, pensamento abstrato, compreensão de ideias complexas, aprendizagem rápida e aprendizagem a partir da experiência.

http://dvseditora.com.br/educacao/wp-content/uploads/2015/03/15433742780_eb074a48dc_o1-1024x1021.jpgOS MODELOS DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Inteligências múltiplas: correspondem às várias habilidades ou áreas da cognição: inteligência verbal, visuoespacial, aritmética, capacidade lógica, capacidade de planejamento e execução, inteligência criativa, etc. A partir de 94, começaram estudos das seguintes formas de inteligência: inteligência social, intrapessoal, motivacional, fluida ou cristalizada, maquiavélica, etc.

Inteligência Geral (g): noção de que a inteligência de uma pessoa pode ser expressa ou resumida a um traço latente unifatorial

Algumas pessoas (savants), apesar de terem um desempenho de modo geral abaixo da média (retardo mental), apresentam habilidades muito desenvolvidas em domínios específicos (matemática, música, etc) à reforçam ideia de autonomia entre distintos tipos de inteligência.

Inteligência

Características

Social

princípio de que o indivíduo é um ser social, reflexivo, que participa ativamente de seu ambiente e seus processos cognitivos se desenvolvem com relação ao mundo em que se vive

Emocional

autoconsciência emocional, empatia, consciência emocional do outro, capacidade de utilizar emoções para fazer julgamentos, capacidade de administrar conflitos, habilidade de construir laços

Intrapessoal

capacidade de entender e avaliar a si mesmo de forma precisa, de inter-relacionar com os outros de forma compatível com o auto-conhecimento.

 

Piaget descreveu quatro estágios do desenvolvimento:

Período sensório-motor

2 primeiros anos

predominam as atividades reflexas congênitas, atividade cognitiva do bebê concentra-se, portanto, sob um conjunto coordenado de atividades sensório-motoras, sem que participe a representação ou o pensamento. Egocentrismo: não há diferenciação do eu-mundo, que inicia a partir dos 2anos.

Período pré-operatório

2-7 anos

domínio dos símbolos e o desenvolvimento da linguagem, dos sentimentos interpessoais e das relações sociais. O brincar passa a ser um dos principais instrumentos do desenvolvimento.

Período operatório-concreto

7 - 12 anos

aprende a dominar cabalmente as classes, as relações e os números, assim como raciocinar sobre eles. É o início do pensamento lógico (age em função das consequências de suas ideias). A socialização desenvolve-se plenamente.

Período operatório-formal

12-16 anos

domínio do pensamento abstrato (funcionamento cognitivo do “mundo adulto”), formalização lógico-matemática desenvolvida do pensamento, capacidade de analisar o pensamento próprio em relação ao dos outros

RETARDO MENTAL (2-3% da pop)

Condição de desenvolvimento interrompido ou incompleto das capacidades mentais, com comprometimento das habilidades cognitivas, principalmente as aptidões intelectivas, a linguagem e a capacidade de adaptação social.

O diagnóstico de retardo mental exige, além de um desempenho inferior a 70 nos testes individuais de QI, a identificação de um padrão de dificuldades e incapacidades de adaptação e baixos rendimentos cognitivos na vida diária do indivíduo.

Limitações mais significativas no indivíduo com retardo mental leve: dificuldades com o pensamento abstrato, metafórico e categorial, incapacidade de planejamento estratégico e de previsão das consequências de ações complexas.

A privação psicossocial (ausência dos pais ou substitutos, desnutrição, falta de estímulos cognitivos e afetivos, violência domiciliar, etc.) representa um fator relevante para a deficiência mental leve. Retardo mental grave e profundo revela, todavia, na maioria das vezes, uma causa orgânica reconhecível e, com frequência, vem acompanhado de distúrbios físicos e neurológicos como epilepsia, déficit visual e/ou auditivo e incapacidades motoras.

O quociente de inteligência (QI) é uma medida convencional da capacidade intelectual do indivíduo, obtido por testes padronizados. A média populacional do QI é igual a 100. Na faixa de 85 a 115 (QI normal médio), encontram-se 68% da população. O contexto cultural do indivíduo, os valores, as normas e os estilos cognitivos de seu grupo étnico e social devem ser seriamente considerados na interpretação dos resultados.

 

Limítrofes

não são considerados deficientes mentais, e muitos não apresentam dificuldades especiais na vida, apenas as demonstram quando confrontados com exigências cognitivas mais complexas e sofisticadas.

Retardo mental leve

adquirem linguagem nos primeiros anos (demorada) e usam a fala adequada, podem ser totalmente independentes no dia-a-dia, realizam trabalhos manuais não-especializados, podem ter problemas específicos de leitura e de escrita, têm dificuldades em lidar com conceitos abstratos complexos, raciocínio lógico, problemas matemáticos e apresentam imaturidade emocional.

Retardo mental moderado

apresentam desenvolvimento neuropsicomotor, particularmente da linguagem e da compreensão, lentificado e incompleto. São capazes de realizar tarefas práticas simples, poucas vezes têm independência completa; gostam da interação social (mesmo com deficiência no contato); etiologia orgânica pode ser identificada em muitos; epilepsia e incapacidades neurológicas e físicas são comuns.

Retardo mental grave

Denominado antes de imbecilidade; desenvolvimento motor e neuropsicológico bastante prejudicado e retardado. Ausência completa ou quase total da capacidade comunicativa, podem aprender cuidados pessoais e de higiene (necessitam de supervisão constante), não conseguem frequentar escola e comumente apresentam epilepsia, problemas neurológicos e físicos (maioria anda sem auxilio). Comum autismo, hiperatividade e autoagressão.

Retardo mental profundo

Gravemente limitadas em sua capacidade de entender ou realizar instruções. Muitos são restritos ao leito (distúrbio motor), sem capacidade para a fala e sem controle voluntário dos esfíncteres. Déficits visuais e auditivos graves também são freqüentes, assim como epilepsia e outras doenças físicas. Requerem constante supervisão e cuidados básicos. Na maioria se identifica lesões cerebrais e etiologia orgânica.

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