A afetividade e suas alterações

Afetividade é um termo genérico, que compreende várias modalidades de vivências afetivas, como o humor, as emoções e os sentimentos.

HUMOR: estado emocional basal da pessoa em certo momento. É o que aumenta ou reduz o impacto das experiências reais, modificando a natureza e o sentido das experiências vivenciadas.

EMOÇÕES: reações afetivas agudas, intensas, momentâneas, desencadeadas por estímulos internos ou externos, conscientes ou inconscientes. O humor e as emoções são, ao mesmo tempo, experiências psíquicas e somáticas.

SENTIMENTOS: estados e configurações afetivas estáveis; em relação às emoções, são mais atenuados em sua intensidade e menos reativos a estímulos passageiros. Constituem fenômeno muito mais mental que somático.

Catatimia: influência que a vida afetiva, o estado de humor, as emoções, os sentimentos exercem sobre as demais funções psíquicas (atenção, memória, etc).

 

ALTERAÇÕES PATOLÓGICAS DA AFETIVIDADE

ALTERAÇÕES DO HUMOR

Distimia: alteração básica do humor, tanto inibição (distimia hipotímica) como exaltação (distimia hipertímica).

Disforia: distimia acompanhada de uma tonalidade afetiva mal-humorada, irritativa, agressiva.

Puerilidade: aspecto infantil, simplório, regredido, a vida afetiva é é superficial, sem afetos profundos, consistentes.

http://tekatecla.com/wp-content/uploads/2017/05/WhatsApp-Image-2017-05-09-at-22.20.31.jpegAnsiedade: apreensão negativa em relação ao futuro, inquietação interna desagradável. Inclui manifestações somáticas (taquicardia, dispnéia, tontura).

-Ansiedade depressiva: medo de perder seus objetos bons

-Ansiedade de desempenho: relacionada a uma tarefa, à possibilidade de ser avaliado criticamente por pessoas importantes

-Ansiedade antecipatória: vivenciada antes da ocorrência de uma situação estressante, experimentada na imaginação

Angústia: sensação de aperto no peito e na garganta, de compressão, sufocamento, mais relacionada ao passado.

-Angústia de castração: medo de perder os genitais, no contexto do complexo de Édipo

-Angústia de morte: angústia perante perigo de morte

-Angústia de separação: desespero quando as crianças são separadas da mãe

-Angústia existencial: se articula ao fato de o homem estar condenado a ser livre, a não poder de forma alguma abdicar de seu livre arbítrio, em oposição a todos os determinismos históricos e sociais

ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS

Apatia: diminuição da excitabilidade emotiva e afetiva. Queixam-se de não poderem sentir nem alegria, nem tristeza, nada.

Hipomodulação do afeto: Incapacidade do paciente de modular a resposta afetiva de acordo com a situação existencial.

Inadequação do afeto ou paratimia: Reação completamente incongruente a situações existenciais.

Embotamento afetivo: Perda profunda de todo tipo de vivência afetiva, é observável pela postura, atitudes.

http://medifoco.com.br/wp-content/uploads/2013/03/Sinais-Som%C3%A1ticos.jpgAnedonia: Diferentemente do que ocorria antes de adoecer, agora não consegue mais sentir prazer com determinadas atividades e experiências da vida.

Labilidade e incontinência afetiva: Mudanças súbitas e imotivadas de humor, sentimentos ou emoções. Na incontinência, não consegue conter de forma alguma suas reações afetivas.

Ambivalência afetiva: sentimentos simultâneos opostos em relação a um mesmo estímulo ou objeto, como amor e ódio.

Neotimia: sentimentos e experiências afetivas inteiramente novas vivenciadas por pacientes em estado psicótico.

Medo: progressiva insegurança e angústia, de impotência e invalidez crescentes, ante a impressão iminente de que sucederá algo que o indivíduo quer evitar. Há 6 fases: prudência, cautela, alarme, ansiedade, pânico, terror.

Fobias: medos determinados psicopatologicamente, desproporcionais e incompatíveis com as possibilidades de perigo real (elevador, gatos, pessoas desconhecidas). Pode desencadear no indivíduo fóbico crise de ansiedade.

Pânico: medo intenso, de pavor, relacionada geralmente ao perigo imaginário de morte iminente, descontrole ou desintegração. O pânico se manifesta quase sempre como crises de pânico (medo e descarga autonômica).